RSS

Resumo da Argentina

Ficamos na Argentina do dia 11/05 ao dia 03/06 (total de 24 dias). Passamos por Buenos Aires, Rosario, Cordoba e Mendoza, ficando em hostels e em couchsurfings.

Após sair do Uruguai com aqueles preços assombrosos, a Argentina nos pareceu um paraíso: bem mais barato que o vizinho.

A meta durante todo o mochilão foi de gastar até 100 reais por dia para os dois considerando hospedagem, alimentação e passeios. Em Buenos Aires isso foi moleza! Houve dias que gastamos 75 reais comendo bem e ficando no hostel que vendo agora foi o mais legal de todo o mochilão.

Já nas cidades de Rosário e Cordoba isso foi um pouco mais difícil. Exatamente por isso que em ambas cidades recorremos ao Couchsurfing! E acabaram sendo experiências maravilhosas: conhecemos argentinos extraordinários. Aquele esteriótipo que temos de argentino ser arrogante na verdade define os portenhos (pessoas da capital, Buenos Aires) que realmente são bem chatinhos, mas nada que não dê para relevar com aquela cidade fantástica!!

Mendoza foi amor à primeira vista!
É linda!!!!!!!!!
Todo o país é muito arborizado, mas Mendoza é acima da média!
Capital do Vinho na America, existem centenas de vinículas na região!!!!!

A cidade poderia ser mais cara por ser turística, mas também não é muito barata não!

Em toda a Argentina há muita gente de toda a America Latina estudando nas Universidades públicas que não requerem vestibular e nem nada do tipo e aceitam qualquer um!! (Pelo que nos disseram, a grande maioria dos alunos estrangeiros são brasileiros e colombianos).

Nas 4 cidades que fomos só é possível utilizar o sistema de transportes com cartão do estilo do Bilhete Único em São Paulo, cada cidade tendo um específico (para não termos que comprar, sempre pedíamos para algum usuário passar para a gente e dávamos o dinheiro).
Não tivemos problemas com o transporte em nenhuma das 4 cidades. Todas têm um sistema bom e eficiente de transporte, sendo o metrô de Buenos Aires o 1º da America do Sul (inaugurado em 1913). Em Mendoza há um meio-de-transporte chamado Metrotranvia: Adoramos!!! Ele circula pela cidade e suas cidades vizinhas. Muito prático!!
Não há catracas nos ônibus de nenhuma cidade, sendo a tarifa dos ônibus de Cordoba o dobro dos de Buenos Aires.

Metrotranvia em Mendoza circulando em meio à cidade
Andamos muito todos os dias e nenhuma cidade nos pareceu insegura, nem mesmo Buenos Aires durante a noite!

O país está bem inflacionado, por isso deve-se sempre fazer a Conversão na Florida, pois caso contrário será bem caro, principalmente com o real agora desvalorizado (a cotação oficial estava 1 real = 2,8 pesos. A nossa conversão foi 1 real = 3,90 pesos. Isso nos favoreceu muuuito!!!).
Todos brasileiros achando tudo caro e para nós tudo muito barato!!

Compras não estão compensando no momento, mas algumas coisas (principalmente roupas em Buenos Aires em lugares não turísticos) são mais baratas que no Brasil.

Tango, por mais chato que pareça ser, é obrigatório a qualquer um na Argentina.

Cassinos são legalizados lá, então pode ser bacana para quem nunca tenha ido a um!

Alfajor é a delícia argentina mais barata. Marcas boas por 1 real. Vinho também: boas opções por preços baixos.
Come-se em restaurantes bons por preços de 40 a 50% mais baratos que no Brasil. Brasil realmente é o país da exploração.

A alimentação é bastante próxima a do Brasil. Todo mundo come muita carne!
E praticamente todas as redes mundiais de comida como Subway, Mc, BK, Fridays, Starbucks etc estão nessas cidades mais principais.

A vida noturna em todo o país começa tarde!!!! A grande maioria dos boliches (como eles chamam balada lá) começa a partir da 1 da manhã e toca de tudo, inclusive música brasileira!! Eles consideram as bebidas lá dentro caras, mas para quem é paulistano como nós tudo parece dentro da média.
Entradas normalmente são gratuitas até certo horário.

Argentino é bem mais culto e educado que brasileiro em geral. Apreciam muito o cinema nacional e o teatro (sendo bem mais acessível também). Vimos muito respeito quanto aos ciclistas das cidades e grandes incentivos por parte das prefeituras para o uso de bicicletas (Buenos Aires conta com bicicletas gratuitas, por exemplo. Nós mesmos usamos e abusamos desse serviço).

Em todo o país há grandes redes de supermercados conhecidas aqui no Brasil também, como Dia e Carrefour, sendo muitos Carrefours daqueles express (menores).

Ônibus (principalmente interestadual) são absurdamente caros! Por isso, sugiro sempre fazer trechos menores, conhecer algumas cidades a mais e, assim, visitar alguns lugares fora da 'rota turística'.

Trens na Argentina também podem ser uma boa alternativa!
Mesmo com as passagens tendo ficado até 5x mais caras após a instauração de novos vagões, muitos trechos podem vir a ser mais baratos que de ônibus.
O único problema é a altíssima procura e as viagens demorarem até 3x mais que de ônibus.

Queríamos ir de Rosario a Cordoba de trem: era maio e só tinha passagem para meados de junho. Tudo porque a passagem em um trem ainda não restaurado em uma viagem de 18 horas custaria 50 pesos!!! - São 6h de ônibus no triplo do valor.

O único trecho que fizemos foi Buenos Aires - Rosário: 7 horas de viagem em um trem novo (por isso a passagem mais cara, mas ainda bem mais em conta que de ônibus. De ônibus, entretanto, seriam 3 horas).

Argentina: aquele país que todo brasileiro deve ir pelo menos uma vez na vida!!